A aeronave Quasar Lite possui asa baixa, retangular, com alongamento de 9,4. Sua construção é inteiramente metálica, ultilizando monolongarina de construção “fail safe” em alumínio, dimensionada para cargas de até 4,4 G. O revestimento é em alumínio 2024 T3 com clad, estabilizado por nervuras cortadas a laser e posteriormente estampadas e rebitadas ao conjunto. A estrutura é confeccionada de modo a apresentar estruturas de torção redundantes e independentes, eliminando o risco de falha catastrófica devido a colisão de pássaros ou linhas cortantes.
Toda a rebitagem é realizada através de rebites cravados tipo MS20426AD e MS20470AD. A asa dispõe de ‘slotted flap’ fixados com 3 ferragens redundantes, sendo o flap de construção similar à asa, com atuação perto da raiz. Os ailerons são do tipo diferencial, de construção similiar ao flap e atuados através de tubos tipo ‘push-pull’. Possuem uma fenda energizadora de fluxo aerodinâmico, sendo ancorado à asa através de 3 ferragens redundantes. O conjunto todo é parcialmente balanceado.
A fixação da asa a fuselagem é feita através de ferragens confeccionadas em liga de titânio 6A14V com parafusos redundantes e reforços locais, eliminando assim problemas de fadiga mecânica na região.
O tanque de combustível é do tipo integral, localizado no bordo de ataque da asa, com 37 litros de capacidade em cada lado. Na versão “Long Range” chega a 70 l cada asa. Possui pequenos drenos na parte inferior e pescador protegido por tela, com pequeno espaçamento em relação ao fundo, gerando o espaço de ‘sump’ conforme requisito usado na base de projeto. Em cada um dos tanques existe uma bóia do tipo resistiva. A ponta da asa é do tipo Horner, feita em fibra de vidro, de construção bastante delicada, servindo de fusível a pequenos impactos, normais ao tipo de operação pretendida.
Todo o material utilizado apresenta padrão aeronáutico.
A deriva é uma continuação harmoniosa da fuselagem. O leme é construído como a fuselagem: um sanduiche de laminados de fibra de carbono com resina epóxi e núcleo em espuma de PVC. Sua fixação à deriva é efetuada através de 3 ferragens redundantes, sendo parcialmente balanceado e atuado através de cabos de comando de aço inoxidável 7 X 19.
A empenagem horizontal é dividida em estabilizador horizontal fixo e profundor móvel, ambas as estruturas são do tipo sanduiche sempre compostas de duas cascas de fibra carbono, apresentando como elemento de núcleo uma espuma de PVC rígida. A parte fixa é constituída por uma única peça, sendo passante pela fuselagem e fixada por parafusos. O profundor é constituído por duas partes, cada qual de um lado da fuselagem, comandado através de tubo “push-pull”.
A empenagem dispõe de um compensador de atuação elétrica localizado no bordo de fuga do profundor esquerdo, apresentando indicação de posição no painel.
Moldada em fibra de carbono, é constituída em estrutura sanduiche com espuma de PVC(fibra de carbono/espuma de PVC rígida/fibra de carbono e resina epóxi). Apresenta grande rigidez, prevenindo fenômenos aeroelasticos e garantindo a proteção dos ocupantes (crashworthness).
O processo de laminação usado é manual, com controle de excesso de resina mediante a aplicação de vácuo controlado e tratamento térmico em estufa, conferindo maior leveza e funcionalidade da aeronave.
Opcionalmente ela pode ser confeccionada em fibra de vidro tipo E e resina epóxi, também em estrutura sanduiche, com reforços em fibra de carbono em algumas regiões, mantendo as mesmas características construtivas da fuselagem em carbono, porem com um aumento de peso de cerca de 8Kg na fuselagem e de 15Kg totais na aeronave.
A estrutura sanduiche em fibra de carbono alem de aumentar a resistência aumenta também a freqüência natural de vibração da estrutura, o que traduz em aumento da segurança a níveis normalmente incomuns neste tipo de aeronave.
Na parte dianteira da fuselagem, sobre os pés dos ocupantes, existe a provisão para um pára-quedas do tipo balístico, o qual é ancorado na fuselagem através de uma rígida estrutura em fibra de carbono-epoxi, resistente a desacelerações de ate 7 G com peso maximo de decolagem.
A cabine do Quasar Lite é das mais espaçosas da categoria, com 104cm de largura e 90cm de altura, comportando bem ocupantes na faixa de 95Kg e até 1,9m de altura.
Apresenta o interior revestido em couro de qualidade aeronáutica, o que garante beleza e qualidade de acabamento. Ela é fornecida como item “Standard” na cor azul petróleo, mas pode opcionalmente ser fornecida em outras cores.
Com design limpo, agradável e ergonômico apresenta bolsas laterais como porta objetos, console central para descanso de braço e bagageiro atrás do banco, com capacidade para até 15Kg de carga. Adicionalmente posui um porta objetos para ser usado durante o vôo, localizado atrás do encosto de cabeça.
Os bancos são confeccionados em fibra de carbono, apresentando como elemento de núcleo uma espuma de PVC rígida e posterior revestimento em couro.
Visando a customização da aeronave o interior, alem do couro pode ter outros itens adequados a necessidade e gosto do cliente.
Para propulsão do Quasar Lite utiliza-se o motor Jabiru 2200, um motor de 4 tempos, 4 cilindros opostos e 85 hp.
Motor aspirado de transmissão direta, refrigerado a ar com ignição dupla e carter molhado, é um motor de última geração, com todos as partes em alumínio sendo usinadas.
O motor Jabiru de origem australiana, é certificado de acordo com a norma ASTM - LSA.
Motor Jabiru 2200 - Especificações:
Conforme requisitos do LSA, a hélice é de passo fixo, podendo ser de madeira laminada ou de fibra de carbono regulável no solo (ambas Sensenich). Em ambos os casos possuem bandagem metálica no bordo de ataque, resistente a chuva e areia. O spinner e prato são confeccionados em material composto. Todo o conjunto é instalado e balanceado dinamicamente.
O trem é do tipo triciclo com bequilha comandável.
O trem principal é de aço tratado termicamamente, fixado a seção central da longarina através de ferragens confeccionadas em aço SAE 4130 tratado.
A bequilha é constituída de uma perna em alumínio SAE 7075 T7351 fixada na parede de fogo com amortecimento realizado por anéis de borracha.
As rodas são fabricadas em fibra de vidro e o cubo em alumínio usinado. De acionamento hidráulico, os freios a disco possuem comandos simultâneos quando manual ou independente quando acionados pelo pedal. Todo o projeto foi realizado exclusivamente pela Aeroalcool, visando de redução de peso e aumento de eficiência.
Emprega-se pneus 400x5 de 8 lonas no principal de 6 lonas na bequilha. Como resultado da qualidade de projeto chega-se a um peso de 5 kg no trem principal (pernas,roda,cubo,pneu e freio) e de 4Kg na bequilha(estrutura,roda,cubo e pneu.). Opcionalmente pode-se usar pneu 500x5 no trem principal.
Adicionalmente as polainas completam o conjunto de trem de pouso.
Radio de comunicação tipo VHF, podendo ser escolhido pelo cliente a Marca e Modelo. Adicionalmente possui intercomunicador entre os ocupantes.
Pode ser do tipo de fricção ou de ajuste micrométrico.
Elemento de navegação que emprega sinal de altimetria (módulo C), podendo ser escolhido pelo cliente a Marca e Modelo.
Monitora-se pressão e temperatura do óleo, rotação, pressão de admissão, nível de combustível, voltímetro, fluxo de combustível, temperaturas de cilindro e escape.Podem ser do tipo analógico ou digital.
O Quasar Lite é uma aeronave totalmente projetada e construída por nós da Aeroalcool, destina-se ao lazer, treinamento e pequenas viagens (400 a 500 Km).
Com uma autonomia básica e 5 horas (Long range é de 10 horas) é a aeronave de melhor custo benefício do mercado:
O Quasar Lite é uma aeronave monomotora, biplace lado a lado, de asa baixa com fixação cantilever, trem de pouso triciclo, apresentando a fuselagem e a empenagem em material composto e as asas em alumínio com ferragem de fixação em liga de titânio TI6Al4V.
Buscou-se em seu projeto aliar as características de um treinador, bem como de aeronave destinada ao lazer e também a pequenas ligações.
Como treinador possui comandos harmoniosos, dóceis, porém precisos, possuindo eficácia em qualquer condição de vôo, mesmo em condições adversas como no pré-stall.
Como aeronave destinada ao lazer apresenta fácil manutenção e operação, não requerendo longas inspeções, proporcionando alta despachabilidade.
Já seu emprego como aeronave destinada a pequenas ligações (400 a 500 km) apresenta a vantagem de poder utilizar pistas não preparadas aliada a um cruzeiro excepcional. Na versão “Long Range” (140Litros) pode ir e voltar sem a necessidade de abastecimento.
As características citadas acima aliadas ao baixíssimo custo operacional de apenas R$ 55,00 / hora de vôo (incluindo combustível, óleo, filtro, velas e reserva de TBO), fazem do Quasar Lite uma das aeronaves de menor custo operacional do mundo. As partes em material composto utilizam estrutura em sanduíche: fibra de carbono/espuma PVC /fibra de carbono proporcionando alta resistência e rigidez.
Toda a matéria prima empregada é 100% aeronáutica e certificada.